Devido a regra de publicidade dos processos judiciais, pessoas mal intencionadas podem vasculhar os sistemas dos tribunais para encontrar dados de pessoas vulneráveis e, em seguida, entram em contato se passando pelo advogado que representa a parte.
Neste último momento, a principal intenção do golpista é dizer que o processo possui valores a serem liberados e que, para ocorrer essa liberação, o cliente deve transferir uma certa quantia para a conta do infrator.
Ingênuo (muitas das vezes até por não ter mais contato com o advogado), o cliente acaba fazendo o pagamento e só depois se dá conta que caiu em um golpe.
E, mais, até em processos arquivados os golpistas encontram brechas para enganar a pessoa que é parte na causa.
Com o documento abaixo, o advogado pode deixar o cliente ciente do número oficial do escritório, entre outros.
TERMO DE CIÊNCIA – SEGURANÇA – ALERTA
EU, [QUALIFICAÇÃO COMPLETA DO CLIENTE];
CONTRATANTE dos serviços advocatícios de [QUALIFICAÇÃO COMPLETA DO ADVOGADO];
Pelo presente documento, declaro estar ciente das seguintes informações:
CONTATO OFICIAL:
O escritório de advocacia [NOME DO ADVOGADO] possui, atualmente, apenas um número de contato oficial, sendo este: [NÚMERO DE CONTATO DO ESCRITÓRIO]. Qualquer alteração ou adição de novos números será devidamente comunicada ao cliente por meio oficial.
PREVENÇÃO DE GOLPES:
Fui alertado(a) de que, devido à publicidade de processos judiciais, terceiros mal-intencionados podem tentar entrar em contato, se passando pelo escritório, com o intuito de aplicar golpes.
NOTIFICAÇÕES E AVISOS:
Nenhum notificação será enviada ao e-mail ou ao endereço do cliente, exceto quando não for possível o contato com este por meio de telefone;
Todas as notificações serão feitas através do número [NÚMERO DE CONTATO DO ESCRITÓRIO].
PAGAMENTOS AUTORIZADOS:
Não devo realizar quaisquer pagamentos a terceiros em nome do escritório ou de seus profissionais sem a devida autorização formal, por escrito, do escritório.
Ao fazer qualquer pagamento em nome do escritório, o cliente deverá VALIDAR OS DADOS BANCÁRIOS antes de concluir a transação.
O escritório NÃO SE RESPONSABILIZA por pagamentos feitos a terceiros sem a autorização escrita daquele.
RESPONSABILIDADE DO CLIENTE:
Declaro que entrarei em contato diretamente com o número oficial acima mencionado para confirmar qualquer solicitação que me seja feita, caso tenha dúvidas ou receba contatos suspeitos.
Declaro que li, compreendi e estou de acordo com as orientações acima descritas.
[Cidade], [Estado], ___/___/________.
→ ____________________________________________________
DECLARANTE