Breves considerações sobre a Justiça 100% digital

Back to Blog Jurídico
Posted by: Ozivaldo Barreiro Category: Direito, Outros Tags: ,

O Amapá é pioneiro ao aderir a justiça 4.0 do CNJ

TJAP (Tribunal de Justiça do Amapá) foi o primeiro a aderir ao programa “Justiça 4.0” do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), tornando-se 100% digital. 
Em suma, você não precisa mais se deslocar ao fórum para obter assistência do judiciário e muito menos para participar de audiências. Um grande passo, pois, além de economizar, a parte terá outros benefícios como evitar trânsito, mal tempo, entre outros.   

E os 20% que possuem dificuldades de acesso?

Sim. O TJAP discutiu sobre isso e, aos aproximadamente 20% que possuem dificuldades de acesso à internet, foram criados espaços digitais dentro do fórum e, em parceria com o governo, ambientes digitais em espaço público. Além de outras ferramentas, destaca-se o Balcão Virtual, que permite o atendimento por WhatsApp, e-mail ou videoconferência.

Vantagens para cliente X advogado

Com a evolução digital, minimizaram-se as dificuldades para ser atendido por um advogado. Se antes era necessário pegar um ônibus para chegar ao escritório de advocacia, agora você tem os meios digitais tanto do advogado quanto do fórum. E tudo se resolve remotamente, desde a assinatura da procuração até a atuação no processo.

Sou de outro Estado, posso ser atendido remotamente?

Com certeza absoluta que sim. O advogado por te dar auxílio remotamente e até atuar em teu processo de onde estiver.

Outros Estados vão implementar?

A maioria deles já atuam digitalmente, mas em fase de implementação/adaptação ainda. Alguns, talvez, já possuem até data para lançarem o anúncio “somos 100% digitais”.

Loading

Comentários
Compartilhe
  
  
  
      
Back to Blog Jurídico