Sobre a área criminal
O advogado criminalista defende clientes que estão sendo acusados de algum crime. Esses clientes podem ser culpados ou inocentes e cabe ao advogado criminalista, independentemente do crime cometido, buscar uma defesa justa e dentro da lei ao acusado.
Não se pode confundir o réu com o advogado e julgar o profissional como um criminoso, visto que todas as pessoas contam com direito de defesa amplo. É papel do advogado lutar para que a lei seja cumprida na medida certa.
Ciente de seu papel para a correta aplicação da justiça, o advogado criminalista estuda as leis, prepara sua argumentação, entrevista e prepara seu cliente para os depoimentos, reúne contraprovas, faz pedidos de liberdade, progressão de pena e entra com recursos, caso seja necessária uma revisão da condenação imposta ao réu.
Prováveis caminhos a serem seguidos pelo profissional
- Estudo das leis & do caso
- Preparo & entrevista
- Pedidos & recursos
O profissional da advocacia também tem direito de visitar seu cliente na prisão, para que possa ouvi-lo e passar informações referentes ao processo criminal.
FAQs
Posso contratar o advogado criminalista para um parecer técnico?
É possível contratar um advogado criminalista para lhe dar um parecer técnico sobre alguma situação que possa vir a ocorrer ou que já ocorreu.
Posso contratar um advogado para substituir outro?
Um advogado criminalista pode ser contratado a qualquer tempo, inclusive para substituir outro advogado criminalista durante o trâmite processual, diante da perda de confiança por parte do cliente. Portanto, não é necessário que você tenha o mesmo advogado criminalista durante todo o seu processo, mas caso desejar trocar, comunique-o acerca da sua decisão.
Quando contratar um advogado criminalista?
Geralmente, um advogado que atua nesta área é acionado para acompanhamento em depoimentos, audiências, defesa a direito violado, como em caso de prisões ilegais, excesso de prazo, entre outros.